Objetivo desta programação: Ensinar a orar pelas crianças de
sua cidade, de seu estado e país, para que todas venham a conhecer o Senhor
Jesus. Mostrar a cada criança que ela pode ser um missionário de Jesus no lugar
onde mora.
Material: Faça um cartaz com o mapa do Brasil. Pinte o seu estado e marque o lugar onde fica a sua cidade.
1ª Parte - Parte devocional
Cântico do Hino Nacional: Entrada da bandeira do Brasil. Desfile das crianças com bandeiras ou roupas que caracterizem os estados brasileiros
Oração pelo Brasil
Leitura e explicação do texto bíblico: Marcos 10. 13 -16
Louvor - um grupo de crianças
Usando o mapa do Brasil, fale com as crianças sobre alguns fatos interessantes de seu estado e de sua cidade, focalize as crianças, como vivem, a diferença entre as classes sociais, o que os governantes podem fazer, o que cada um de nós pode fazer.
Necessidades de sua cidade: Orar pelas crianças da sua cidade, do bairro e da rua onde reside - chamar uma criança para fazer a oração
2ª Parte - POESIA CRIANÇA (Beatriz Junqueira
Accorsi)
Criança doce e querida,Visão de amor e pureza!
Do mundo és a esperança!
És força, mesmo indefesa.
Aos céus, minh'alma se eleva
Ao contemplar-te, criança!
Sorris, feliz, sem malícia:Dos anjos és a lembrança.
Quem dera, tu só crescesses
No corpo e mente, criança!
E o coração teu, tão puro,
Nunca sofresse mudança!
Se te imitassem os homens,
Na tua meiga pujança,
Construiriam um mundo
De Fé, de Amor, de Esperança!
Criança doce e querida,
Fico a te olhar com ternura,
Querendo ser como tu,
Assim tão simples, tão pura!
3ª Parte - Brincadeiras com as crianças
1ª) CADEIRA QUENTE
Material necessário : sala ampla, cadeiras e um aparelho de
som.Desenvolvimento: será formado um círculo com cadeiras, dando espaço entre
uma e outra para facilitar o acesso das crianças. A quantidade de cadeiras
deverá ser menor do que o número de crianças. Ao som de uma música, as crianças
caminharão ao redor das cadeiras. De repente, a música será interrompida e todos
deverão ocupar as cadeiras. As crianças que não conseguirem sentar, sairão da
brincadeira. Uma ou duas cadeiras serão retiradas. Novamente, ao som da música,
as crianças circularão e se sentarão quando a música cessar. A brincadeira
continua, até que reste somente uma cadeira e será vencedora aquela criança que
sentar na última cadeira.
2ª) O GATO E O RATO
Desenvolvimento: Duas crianças voluntárias assumirão os papéis
de gato e de rato. De mãos dadas as crianças formam um círculo e devem
dificultar a entrada ou saída do gato, facilitando o acesso do rato. Para
iniciar o rato fica dentro do círculo e o gato fora. Quando o gato conseguir
pegar o rato, outra dupla iniciará a atividade.
3ª) ESCONDER A VARINHA
Material necessário: uma varinha, um círculo grande desenhado
com giz no centro da sala.Desenvolvimento: A dirigente escolherá uma criança
para ser a líder da brincadeira. Este líder terá a função de esconder uma
varinha para que os demais participantes a encontrem. Todas as vezes em que
alguém se aproximar da varinha, o líder dirá: "Está esquentando!" Todas as vezes
que se afastarem, o líder dirá: "Está frio!" Quando alguém encontrar, dirá bem
alto: "Fogo! Fogo!". Neste momento, todos deverão correr para entrar no círculo.
O que achou a varinha, procurará tocar (NUNCA BATER) em alguém , antes que este
entre no círculo. A criança que encontrou a varinha passa a ser o novo líder.
Quem for tocado pela varinha, sairá da brincadeira. A brincadeira continua até
que o grupo perca o interesse.
4ª) ACERTANDO O GOL
Material necessário: uma bola, uma trave pequena, uma venda
para os olhos.Desenvolvimento: O grupo será dividido em duas ou três equipes com
igual número de participantes. Cada equipe escolherá um líder para ser o
orientador. Uma equipe, de cada vez tentará fazer gol, procedendo da seguinte
maneira: o líder escolhe um jogador de sua equipe e este, com os olhos vendados,
chuta a bola tentando fazer gol, sendo orientado pelo companheiro líder. Vence a
equipe que conseguir fazer mais gols. Dependendo da idade das crianças, a
brincadeira poderá ser facilitada ou dificultada, aproximando ou afastando a
trave de quem vai chutar.
5ª) DESENHANDO COM OS OLHOS VENDADOS
Material necessário: quadro-negro, giz, venda para os
olhosDesenvolvimento: Cada componente do grupo deverá ir ao quadro-negro com os
olhos vendados e fazer um desenho de livre escolha ou sugerido pelo líder. Vence
quem conseguiu desenhar melhor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário