21 de julho de 2011

# 3ª IDADE #



Se meu andar é hesitante e minhas mãos trêmulas, ampare-me...

Se minha audição não é boa e tenho de me esforçar para ouvir o que você está dizendo, procure entender-me...

Se minha visão é imperfeita e o meu entendimento é escasso, ajude-me com paciência...

Se minhas mãos tremem e derrubam comida na mesa ou no chão, por favor não se irrite, tentei fazer o melhor que pude...

Se você me encontrar na rua, não faça de conta que não me viu, pare para conversar comigo, sinto-me tão só...

Se você na sua sensibilidade me vê triste e só, simplesmente partilhe um sorriso e seja solidário...

Se lhe contei pela terceira vez a mesma "história" num só dia, não me repreenda, simplesmente ouça-me...

Se me comporto como criança, cerque-me de carinho...

Se estou com medo da morte e tento negá-la, ajude-me na preparação para o adeus...

Se estou doente e sou um peso em sua vida, não me abandone, um dia você terá a minha idade...

A única coisa que desejo neste meu final da jornada, é um pouco de respeito e de amor... Um pouco...
Do muito que te dei um dia !!!
 
 
 
Envelheço quando me fecho para novas idéias e me torno radical.
Envelheço quando o novo me assusta e minha mente insiste em não aceitar.
Envelheço quando me torno impaciente, intransigente.
Envelheço quando meu pensamento abandona a sua casa e retorna sem nada a acrescentar.
Envelheço quando muito me preocupo e depois me culpo por não ter tido motivos para me preocupar.
Envelheço quando penso demasiadamente em mim mesmo e, consequentemente, dos outros completamente esqueço.
Envelheço quando penso em ousar e já antevejo o preço que terei que pagar pelo ato, mesmo que os fatos insistam em me contrariar!
Envelheço quando tenho a chance de amar e praticar o bem e a paz e nunca pratico.
Envelheço quando permito que o cansaço e o desalento tomem conta de minha alma e me ponho a lamentar.
Envelheço quando perco a fé e a esperança.
 
 
 
 
Amado filho,


O dia em que este velho não for mais o mesmo, tenha paciência e me compreenda...

Quando derramar comida sobre minha camisa e esquecer como amarrar meus sapatos, tenha paciência comigo e lembre-se das horas que passei ensinando-o a fazer as mesmas coisas.

Se quando conversar comigo, eu repetir os mesmos casos, que você sabe de sobra como terminam, não me interrompa e me escute. Quando você era pequeno, para que dormisse, tive que lhe contar milhares de vezes a mesma história até que você fechasse os olhinhos.

Quando estivermos reunidos e sem querer eu fizer minhas necessidades, não fique com vergonha. Compreenda que não tenho culpa disso, pois já não as posso controlar. Pense quantas vezes, pacientemente, troquei suas roupas para que você estivesse sempre limpinho e cheiroso.

Não me reprove se eu não quiser tomar banho. Seja paciente comigo.

Lembre-se dos momentos em que o persegui e os mil pretextos que inventava para convencê-lo a tomar banho.

Quando você me vir inútil e ignorante na frente de novas tecnologias que já não poderei entender, eu lhe suplico que me dê todo o tempo que seja necessário, e que não me machuque com um sorriso sarcástico.

Lembre-se de que fui eu quem lhe ensinou tantas coisas. Comer, vestir-se e como enfrentar a vida tão bem como você hoje faz. Isso é resultado do meu esforço, da minha perseverança.

Se em algum momento, quando conversarmos, eu me esquecer do que estávamos falando, tenha paciência e me ajude a lembrar. Talvez a única coisa importante para mim naquele momento seja o fato de ver você perto de mim, dando-me atenção, e não o que falávamos.
Se alguma vez eu não quiser comer, saiba insistir com carinho. Assim como fiz com você.

Também compreenda que com o tempo não terei dentes fortes, nem agilidade para engolir.


E quando minhas pernas falharem por estar tão cansadas, e eu já não conseguir mais me equilibrar...

…com ternura, dê-me sua mão para eu me apoiar, como eu o fiz quando você começou a caminhar com suas perninhas tão frágeis.

E se algum dia me ouvir dizer que não quero mais viver, não se aborreça comigo. Algum dia entenderá que isto não tem a ver com seu carinho ou com o quanto o amo.

Compreenda que é difícil ver a vida abandonando aos poucos o meu corpo, e que é duro admitir que já não tenho mais o vigor para correr ao seu lado, ou para tomá-lo em meus braços, como antes.

Sempre quis o melhor para você e sempre me esforcei para que seu mundo fosse mais confortável, mais belo, mais florido.

E até quando me for, construirei para você outra rota em outro tempo, mas estarei sempre com você e zelando por você.

Não se sinta triste ou impotente por me ver assim. Não me olhe com cara de dó. Dê-me o seu coração, compreenda-me e me apóie como o fiz quando você começou a viver. Isso me dará forças e muita coragem.

Da mesma maneira que o acompanhei no início da sua jornada, peço-lhe que me acompanhe para terminar a minha. Trate-me com amor e paciência, e eu lhe devolverei sorrisos e gratidão, com o imenso amor que sempre tive por você.

Atenciosamente,

Seu Velho
 

Nenhum comentário: