1 de junho de 2011

# FOLCLORE #

um modelo de livrinho, desta vez pra vcs trabalharem o folclore. Vcs podem pedir para as crianças pesquisarem algumas lendas em casa com a família.
Na rodinha, explore o material pesquisado, deixe a criança expor como pesquisou, contou com a ajuda de quem, relatar para os colegas sobre a lenda ...
Também a cada dia da semana, na rodinha, vcs podem contar uma lenda utilizando fantoches, dedoches, fantoches de varetas, que podem ser confeccionados pela própria turma. Para trabalhar o livro, vcs podem dividir a turma em grupos. Cada grupo ficará responsável por escrever e ilustrar uma lenda. Caso sua turminha seje pequenininha, cole o resumo da lenda pesquisada e deixem que ilustrem.
Ao trabalhar a lenda do saci, vcs podem deixar que ilustrem ou, caso façam o modelo aqui proposto, aproveitem para revisar algumas formas geométricas, como o triângulo( chapéu do saci), o retângulo (corpo, braços e perna) e o círculo (cabeça).
O Boto é feito de dobradura. O Boitatá pode ser feito com tinta utilizando os dedinhos. A Iara a cauda é feita de dobradura, o corpo pode ser ilustrado ou utilizar recortes de revistas. A lenda da mula sem cabeça e do negrinho do pastoreio podem ser ilustradas.
 usem a criatividade e mãos à obra. Tenho certeza que seus alunos irão adorar.
Até mais!!!!!!!!!!!

Nenhum comentário: