18 de agosto de 2011

# BOLO DE CHOCOLATE#

BOLO DE CHOCOLATE
Rendimento: 16 a 17 cupcakes ou um bolo médio
INGREDIENTES:
1 xícara (chá) de chocolate em pó: substituo por cacau em pó por não conter açúcar

1 xícara (chá) de leite fervendo

1 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo

1 1/2 xícara (chá) de açúcar: utilizo açúcar demerara orgânico que passa por um refinamento leve e não recebe nenhum aditivo químico. Por isso, seus grãos são marrom-claros e possui altos valores nutricionais e por ser orgânico não ultiliza ingredientes artificiais em nenhuma etapa do ciclo de produção, do plantio à industrialização.

5 ovos: utilizo orgânicos ou caipira

Segue a diferença entre eles:
**ovos orgânicos: as aves possuem alimentação que são produzidas sem o uso de agrotóxicos e fertilizantes químicos e proíbe-se procedimentos como a debicagem (bicos cortados) e o confinamento em gaiolas, bem como é vedado o uso de promotores de crescimento e antibióticos na ração e precisam ser certificados por entidade autorizada pelo Ministério da Agricultura

** ovos caipira: as aves possuem alimentação de origem vegetal, é vedado o uso de promotores de crescimento e antibióticos na ração, porém não são certificados.
200ml de leite

Modo de Fazer:
Primeiro separe os ingredientes.
Sendo que a farinha, o cacau e o fermento devem ser peneirados e misturados.
Coloque o leite para ferver enquanto bate na batedeira o açúcar e os ovos que deverão ser colocados um a um. Bata até formar um creme bem fofo.




Adicione a mistura dos secos, intercalando com o leite. Serão 3 adições de secos e 2 adições de leite. Se estiver usando uma batedeira planetária, pare algumas vezes para raspar o fundo e as laterais do bowl para que tudo seja bem misturado.
A massa fica bem líquida.


Coloque numa assadeira untada e enfarinhada do formato de sua preferência ou em forminhas próprias para cupcake. Recheie e confeite a gosto.

Nenhum comentário: